Técnicas odontológicas para saúde bucal

Existem algumas técnicas odontológicas inovadoras que auxiliam e promovem sorrisos bonitos e saudáveis. E um dos profissionais que estão sempre a frente nisso é Mauro Rotband: um dos melhores dentistas tijuca!

Tratamentos conservadores

Não deixe que as cáries dentárias prejudiquem o seu sorriso ou prejudiquem a saúde bucal. A decadência dentária é uma doença bacteriana muito frequente na população de hoje. Isso afeta adultos e crianças.

Como desenvolver a cartilagem dental?

A placa dental desenvolve-se rapidamente e adere-se aos dentes. É composto de restos alimentares, saliva e bactérias.

As bactérias da placa dental alimentam o açúcar dos alimentos e segrega os ácidos que atacam a superfície do dente (esmalte) e conduzem à formação de uma cavidade chamada cárie dentária (decadência).

Sem tratamento, o processo de decaimento continua sua evolução até a destruição total do dente.

Como a caries dental se manifesta?

Os sintomas são raros durante os primeiros estágios do desenvolvimento da cárie dentária. A dor é um sinal de alarme enganador.

É somente quando a caries dental progride que os sintomas aparecem: sensibilidade e dor dental, primeiro a frio, depois ao calor e à pressão. Se a polpa dental (nervo) for afetada, o dente pode morrer e estar na origem de um abscesso dentário.

Como prevenir a cárie dentária?

O risco de desenvolver cárie depende principalmente de três fatores:

  1. placa dental: composta de restos alimentares e saliva, adere-se aos dentes e serve de habitat favorável para o desenvolvimento de bactérias.
  2. alimentos: principalmente açúcar … mas cuidado, o açúcar se esconde em muitos alimentos salgados (batatas fritas, batatas fritas, etc.) ou em outras fontes inesperadas, como leite materno ou leite de vaca.
  3. cada indivíduo: não somos todos iguais quando se trata de caries. A predisposição genética, a composição da saliva e a flora bacteriana, o alinhamento dos dentes … podem influenciar o risco de cárie.

A carícia dentária é claramente uma doença bacteriana infecciosa, mas pode ser evitada por uma boa prevenção. É importante adotar bons hábitos o mais cedo possível:

  • Prefira água para bebidas açucaradas
  • Evite lanches entre as refeições
  • Não coma alimentos depois de escovar os dentes antes de ir para a cama
  • Escove os dentes regularmente e inclua um método de limpeza interdental
  • O rastreio regular por um dentista é indispensável e é recomendado pelo menos uma vez por ano.

Como tratadas as caries dentárias?

O tratamento precoce de caries dentárias e novas tecnologias permitem hoje um tratamento menos invasivo e menos dispendioso. A evolução do material dentário oferece a possibilidade de enchimentos de resina composta que são resistentes e estéticas (branco).

Quando a cárie dentária não é muito avançada, o objetivo do tratamento é preservar o dente vivo. Sob anestesia local, o cirurgião dental remove as cáries dentárias com brocas diferentes, depois reconstrói o dente com resina composta branca (agora substitui os recheios de amálgama metálicos cinza).

Substituição de recheios

A amálgama dental contém principalmente mercúrio e prata, bem como uma menor quantidade de outros metais.

As caries dentárias podem se desenvolver sob enchimentos de amálgama antigos sem serem obrigatoriamente visíveis a olho nu ou mesmo por raios-X.

Além disso, essas velhas técnicas de enchimento levam a rachaduras ao longo dos anos, e até mesmo fraturas dentárias. A substituição de enchimentos de amálgama antigos por resina composta é, portanto, muitas vezes recomendada.

A questão mais freqüente levantada é a eventual toxicidade relacionada à substituição da amálgama. Atualmente, não há provas científicas incontestáveis ​​para confirmar a realidade dessa toxicidade.

Por este motivo, não recomendamos uma substituição sistemática desses recheios se estiver em bom estado e, com baixo risco de provocar fraturas dentárias.

Nosso tratamento

Os exames odontológicos regulares em nosso centro compreendem uma avaliação clínica completa associada a raios-X digitais, quando indicado, e o uso de um detector de cárie eletrônico baseado em tecnologia de fluorescência (DIAGNOdent (r)).

Cada cadeira dental no Balexert Medical-Dental Center está equipada com uma tela e uma câmera intra-oral que permite aos cirurgiões e higienistas dentários mostrar ao paciente visualmente suas radiografias dentárias para a confirmação do diagnóstico e as imagens intraorais que ilustram claramente eventuais problemas e estágios de tratamento.